Dia Internacional da Mulher 2019

8 de março de 2019

Breno Sousa

Comunicado

0

Você sabia que foram mulheres as responsáveis por programar um dos primeiros computadores usados para prever ataques na segunda guerra mundial?

Você sabia que Grace Hopper foi a inventora do primeiro compilador, um software que funciona como um tradutor entre humanos e computadores?
O software basicamente recebe a linguagem de programação e a transforma em 0s e 1s para que o computador possa entender as ordens.
Esse simples avanço facilitou a vida de muitos engenheiros e possibilitou o desenvolvimento de uma série de programas.

Você sabia que a freira Mary Kenneth Keller é a primeira mulher americana a conquistar um Ph.D. em Ciências da Computação?
Mary ajudou a desenvolver BASIC, uma linguagem de programação que facilita a escrita de softwares por não programadores.
Ela acreditava que computadores deveriam ser usados para potencializar o acesso à informação e a promover a educação.
Keller chegou a escrever 4 livros sobre o assunto.

Você sabia que Radia Perlman, desenvolveu o algoritmo por trás do Spanning Tree Protocol, uma inovação que permite a Internet ser como ela existe atualmente? Por esse avanço, ela ganhou o apelido de “mãe da Internet’’!

Você sabia que Hedy Lamarr, além de ser uma atriz renomada, é considerada a inventora do salto de frequência, uma técnica que evita a interceptação de mensagens?
Hedy inspirou-se ao observar um piano, notando que cada tecla emitia uma frequência de longo alcance diferente.
Assim como nas melodias, nas quais as notas alternavam-se rapidamente, ela pensou em como isso poderia ser usado em espectros de comunicação militar, a importância de sua invenção é tão grande, que nos dias atuais, ela é usada também em redes celulares, no GPS, Bluetooth e até mesmo no Wi-Fi.

Você sabia que se não fossem as mulheres, provavelmente a internet não seria tão acessível como é hoje?

O lugar da mulher é onde ela quiser.
Seja gerenciando, programando, criando produtos ou inovando, elas sempre estiveram aí mostrando que fazem muito bem o que quiserem.
Que nada possa limitar, definir ou sujeitar qualquer mulher!
Essa é a nossa homenagem a todas aquelas que lutam diariamente para firmar o seu espaço no mundo, seja socialmente ou profissionalmente, e lembrar a todos que se não fosse por elas, talvez não seria possível ler essa homenagem!

Feliz dia Internacional da Mulher para todas aquelas, que no âmbito tecnológico ou não, contribuem diariamente para a nossa evolução, sem vocês, nada disso seria possível!

Post by breno.sousa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *